» Exames de Fezes

»   EXAME PARASITOLOGICO:
1. Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
2. Transferir com o auxílio de uma espátula uma porção pequena, do início, meio e final das fezes, no frasco fornecido pelo Laboratório Laborial ou comprado em farmácias, não devendo encher em demasiado o frasco;

 Obs.: No caso do paciente que possui o hábito de evacuação à tarde ou à noite, deve seguir as instruções acima, devendo o frasco ser embrulhado em plástico e conservado na geladeira até a hora da entrega, no dia seguinte pela manhã.       

»   EXAME PARA COPROCULTURA
 

1.     Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
2.     Transferir com as fezes com o auxílio de uma espátula de plástico para o frasco fornecido pelo Laboratório Laborial colocar uma porção de fezes com aparência suspeita, como muco, sangue;
3. Se as fezes forem diarreicas coleta-la diretamente no frasco, sem que ocorra extravasamento;
4. Tampar bem o frasco para não ocorrer vazamento;
5. Trazer ao Laboratório Laborial num prazo máximo de 2 horas;

Obs.: As fezes devem ser colhidas no início da doença diarreica e antes de qualquer tratamento.

»   EXAME PARA PESQUISA DE SANGUE OCULTO


1.     As amostras não devem ser coletadas durante o período menstrual.
2.     Amostras de pacientes que sofram de hemorroidas, hemorragias ou que apresentam sangue na urina podem originar resultados inconsistentes.
3.     Não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (anti-inflamatórios, corticoides ou a base de ferro e vitamina C).
4.     Bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso também podem causar irritação gastrointestinal e consequentemente acusar hemorragia oculta. Logo, estas substâncias não devem ser ingeridas por pelo menos 72 horas antes da realização do teste.
 

Não é necessária nenhuma restrição alimentar para realizar o exame

 

Procedimento básico para coleta da amostra:
 

1) Utilizar um recipiente limpo, seco, de boca larga e que contenha tampa.

2) Colher fezes tomando cuidado para não contaminar a amostra com a urina ou com a água do vaso sanitário. Usando uma pazinha, colher uma porção de fezes suficiente para preencher pelo menos a metade do recipiente. Caso observe presença de muco ou sangue, colha também uma porção neste local das fezes, estes achados são muito importantes para a análise.

3) Tampar bem o frasco e identificar com seu nome completo e encaminhar ao laboratório.